fala com quem ouve

Você já preparou o plano de metas, quais são as tarefas e como será o calendário de execução das tarefas... Mas se esqueceu de “falar com o outro lado”. Não dá pra pensar nem planejamento de metas se o público da sua empresa não for contemplado.

Imagina só: a principal meta da sua empresa em 2018 é fazer um reposicionamento de marca para atrair um público com maior poder aquisitivo; mas sua empresa tem como público majoritário um grupo econômico com menor poder de compra... Pode ser um risco alienar o público fiel e você não conquistar a fatia de mercado que deseja.

Por isso, observe alguns pontos que podem te ajudar a adequar as suas metas ao público da empresa.

  1. Análise de mercado– quando avaliam-se as oportunidades e ameaças para a sua empresa antes de definir as metas para o ano novo, um dos elementos mais importantes é a análise do mercado. Ver qual é a situação do setor, em que momento está a concorrência, quais são as novas tendências dentro do segmento onde você atua. Todos esses tópicos vão te ajudar numa compreensão aprofundada do público-alvo, e de como executar as tarefas importantes para cumprir as metas da sua empresa sem afastar o cliente.
  2. Conhecendo as particularidades do seu público– a partir do momento em que você conhece o seu público e define metas que são adequadas ao consumidor, é importante adaptar os seus objetivos a elementos distintos do público com quem você trabalha. Voltando ao exemplo do começo do texto, como se reposicionar como uma marca que atinja consumidores com maior poder aquisitivo sem perder o cliente fiel, com menor poder de compra? Uma sugestão é mostrar no blog da empresa, ou numa aba do site em que são apresentados os produtos ou serviços oferecidos, que a sua marca tem variedade de opções e de valores, que atendem tanto ao público já fidelizado quanto ao que você deseja conquistar.  Ou seja, a sua empresa continua agradando o público com quem sempre teve uma boa relação, mas também abre uma porta para iniciar um relacionamento com uma fatia da população de interesse, e que atende à meta estabelecida para o novo ano. Caso a sua empresa trabalhe com pessoas com necessidades especiais e a meta para 2018 é divulgar o seu produto ou serviço para o público-alvo, uma das tarefas é produzir um site acessível para o potencial cliente, com conteúdo de interesse para esse público. Com isso, você não ganha apenas mais consumidores; você melhora o seu relacionamento com o público, que se sentirá agradado e respeitado – e a visibilidade de sua empresa aumenta ainda mais, posicionando a sua marca como relevante no mercado e diante da concorrência. 
  3. Defina métricas para avaliar os resultados– ora, não adianta nada analisar o mercado, ter bem definidas as metas e adequadas ao público-alvo, se você não tem como avaliar os resultados para redefinir o percurso do seu trabalho. Tudo depende, claro, do seu objetivo – e como esse objetivo está conectado ao cliente da sua empresa.

 Por exemplo, você pode usar métricas como:

  • CAC (custo de aquisição de clientes) – o montante investido no marketing com a quantidade de novos clientes obtidos. É possível você conferir se a empresa está realizando investimentos rentáveis, e suas ações de marketing estão dando retorno. Ótimo para avaliar o alcance da sua empresa;
  • Taxa de conversão – quantos acessos você teve em determinada área de interesse do site. Você pode avaliar o número de geração de leads, quem acessou determinado conteúdo do site e o baixou, ou o número de potenciais consumidores que se tornaram seus clientes; tudo depende do seu objetivo final. Essa métrica é ótima para verificar a eficácia da sua estratégia e avaliar o alinhamento das suas operações;
  • Geração de tráfego – número de acessos, cliques ou visualizações de um produto ou marca. Métrica importante para verificar a quantidade de pessoas que acessam os conteúdos do seu site ou blog, o que é mais acessado, e quem está voltando ao site para continuar a conferir o que você tem a oferecer.
  • ROI (retorno sobre investimento) – quanto foi o retorno gerado pela campanha ou as ações ligadas à execução das suas metas. Essencial em qualquer negócio - por meio dos números apresentados, você pode conferir se você deve aumentar ou reduzir seus investimentos, em que direcionar e quais serão os próximos passos a fim de cumprir os objetivos definidos no começo do ano.

Já percebeu o quanto é importante conhecer o público, se adaptar às particularidades dele, elaborar metas que não se afastem do seu cliente e estar sempre acompanhando os resultados? Ouça sempre o que seu público tem a dizer para que os objetivos planejados agora no começo do ano tenham o resultado esperado!

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