5 erros para evitar na Black Friday
Quer evitar reclamações e ter um bom resultado na Black Friday 2019? Nós estamos aqui pra te ajudar.
Novembro mal chegou e já começaram as promoções da Black Friday. Essa que se tornou uma das mais importantes datas para o comércio brasileiro. E que a cada edição do evento, aumentam o número de lojas participantes e de consumidores.
Mas do crescimento da data no Brasil, as queixas dos consumidores continuam. Entre os problemas recorrentes está a maquiagem de preços, que levou o evento a ganhar o apelido nada elogioso de “Black Fraude”! Só no ano passado, o site Reclame Aqui recebeu no total do período analisado 97.281 reclamações sobre Black Friday.
Dentre os principais problemas apontados pelos consumidores em 2018 temos:
1 - Atraso nas entregas;
2 - Propaganda enganosa;
3 - Estorno do valor pago;
4 - Troca/Devolução de produto;
5 - Produto errado
Como solucionar tais problemas? Primeiramente, o consumidor não gosta de ser enganado. Sendo assim: Seja sincero quanto às promoções. É importante avaliar em quais produtos você pode de fato oferecer descontos. A Black Friday no Brasil é tida como fraude devido a prática de falsificação de preços. Empresas que fazem uso dessa estratégia ficam com a imagem manchada, e a desconfiança em relação às promoções é um dos fatores que impactam na hora de realização das compras na Black Friday.
Além disso, faça com que todas as informações estejam claras para o consumidor. Informações como data de entrega, condições de estorno do valor pago e troca/devolução de produtos devem estar disponíveis. Quanto a data de entrega: É preciso deixar claro que devido ao aumento das vendas, a compra pode demorar um pouco mais para chegar. Dar uma previsão maior do que a planejada também é uma estratégia que evita a frustração do consumidor, que não precisa se desgastar reclamando de atrasos
Podemos adicionar a essa lista: qualidade do site e condições limitadas de pagamento. Muitos comerciantes perdem oportunidade, pois o seu site não está preparado para um grande fluxo de visitantes ou porque o site não apresenta fácil navegação. Check se seu servidor está pronto para o fluxo da Black Friday e se ele apresenta um layout intuitivo. É importante também, que a empresa ofereça condições de pagamento diversificadas. Isso porque muitas pessoas não podem pagar com cartão de crédito, seja por não possuírem ou por falta de limite disponível. É possível oferecer condições como parcelar em cartões diferentes, débito ou boleto.