Provavelmente você já foi impactado por anúncios patrocinados nos resultados das ferramentas de busca como o Google ou Bing, nos feeds do Facebook e do Instagram, no Youtube, portais e sites de conteúdos até mesmo dentro dos aplicativos instalados no seu smartphone. Com certeza já visitou a página de um produto em um e-commerce e magicamente passou a vê-lo por todo lugar na internet sentindo que o universo conspirava para você comprá-lo.
Essas ações são possíveis graças às campanhas patrocinadas, que permitem o posicionamento de anúncios em locais estratégicos nas mais diversas plataformas possibilitando assim a divulgação de sua marca e produtos de forma ampla. Os objetivos podem ser diversos, como: geração de leads, aumento de vendas, geração de tráfego ou mesmo exposição da marca - e o melhor: com um alto grau de segmentação do público que deseja atingir.
Offline ou online, qual tipo de campanha devo realizar?
Se você ainda não realizou uma campanha patrocinada, essa pode ser uma grande dúvida, principalmente se já investe em mídia offline e pensa em fazer uma transição ou expansão.
Um dos fatores mais importantes para tomada dessa decisão é entender como será realizada análise do retorno sobre o investimento (ROI). Essa métrica indica se os resultados gerados pela sua campanha superam o investimento.
Neste sentido, as campanhas online apresentam métricas de acompanhamento que te permitem entender e controlar de forma muito precisa os resultados obtidos.
Para empresas de pequeno porte, o orçamento pode ser um fator decisivo; afinal, manter investimentos constantes em algumas mídias tradicionais pode ser um problema. Dessa forma, as campanhas patrocinadas são uma ótima alternativa, possibilitando campanhas que iniciam com pequenos orçamentos e aumentam conforme os resultados alcançados.
Já as empresas de médio e grande porte podem considerar estratégias online e offline como complementares, utilizando os dois ambientes para aumentar a exposição das campanhas, buscando uma frequência eficaz de acordo com os resultados desejados.
Apesar de óbvio, lembre-se de que conhecer e entender o comportamento do seu público-alvo é de extrema importância para definição do tipo de campanha que vai optar.
Como iniciar uma campanha patrocinada?
Se você identificou que as campanhas online estão de acordo com o seu público, orçamento e expectativas de mensuração de resultado é hora de definir quais plataformas, posicionamentos e formatos de anúncios serão utilizados na composição da sua campanha. Por exemplo, veja o que duas das principais plataformas oferecem.
Ao criar campanhas no Google Ads, você poderá definir tipos de posicionamentos e formatos de anúncios, como rede de pesquisa, exibindo anúncios de textos nas páginas de resultado do Google, onde o termo de busca do usuário é o gatilho para exibição do seu anúncio; na rede de display, com anúncios, inclusive gráficos, em grandes portais, blogs e sites especializados. Já com o formato de vídeo, alcance o público exibindo vídeos no Youtube. Se você tem um e-commerce, forneça uma lista dos seus produtos ao Google para exibição no comparador de preços associado a ferramenta de busca - o Google Shopping. Com o posicionamento em Apps você seleciona e exibe anúncios em aplicativos da Google Play Store.
Através do Facebook Ads, você poderá criar uma conexão direta de sua empresa com os usuários selecionando posicionamentos que permitem inspirar as pessoas, criar reconhecimento e gerar ações. Posicionando anúncios no Facebook, você conta com uma diversidade de formatos, como: imagem simples, carrossel de imagens, apresentação multimídia, vídeo e outros. Já no Instagram, você encontra o local perfeito para mostrar a personalidade de sua marca, encontrar clientes e promover produtos e serviços para um público envolvido, veiculando anúncios no feed e stories. Se seu negócio tem uma página do Facebook, então você já tem acesso ao Messenger, dispondo de um conjunto de ferramentas versátil e soluções em publicidade que permitem desenvolver experiências avançadas e interativas. E por fim o Audience Network que permite a exibição de seus anúncios em aplicativos e sites parceiros do Facebook.
Encontrando o público ideal para minha campanha
Um momento crucial na configuração de uma campanha é a segmentação do público.
As configurações básicas das principais plataformas permitem controles geolocalizados definindo onde sua campanha será exibida, através da seleção de países, estados, cidades ou até mesmo um raio de alcance a partir de um ponto específico do mapa. É possível também construir perfis de usuários selecionando interesses, dados demográficos ou comportamentos, com classificações que variam desde aficionados por compras de luxo até o tipo de animal de estimação e ainda formação, faixa de renda, ocupação e relacionamento, por exemplo.
Outra possibilidade para construir o seu público é trackeando comportamentos no seu site. Desta forma, sua campanha pode ser direcionada de forma automática para usuários que apresentaram um comportamento específico - por exemplo, exibir um anúncio com uma oferta especial para alguém que visualizou a página do seu produto ou exibir um anúncio de vídeo para quem preencheu um formulário; e ainda realizar vendas upselling, cross selling e ações de carrinho abandonado no caso de e-commerce.
O seu melhor público
Se você utiliza ferramentas de CRM, como o Safari 365, poderá realizar campanhas avançadas direcionadas para o seu melhor público, clientes já conhecidos na sua base de dados. Para isso, as plataformas como o Google Ads e Facebook Ads permitem a criação de públicos personalizados onde ao fornecer uma lista de dados como nome, sobrenome, e-mail, data de nascimento, cidade, é possível realizar uma exibição direcionada com campanhas altamente personalizadas. As possibilidades são muitas!
O X no mapa
Em qualquer campanha que você for realizar é preciso estar atento a uma das métricas mais importantes, a conversão. Este indicador nada mais é do que a ação que você quer que o usuário realize e simboliza o sucesso da sua campanha, por exemplo: comprar, preencher um cadastro, visualizar um vídeo etc.
Os dados de conversão são fundamentais para entender quais segmentos de público tem mais aderência com sua campanha, quais perfis não estão respondendo como esperado, identificar possíveis problemas no site ou página de destino e assim otimizar o investimento realizado, melhorando os resultados.
Por mais evidente que seja a necessidade deste indicador de sucesso, não é pouco comum encontrarmos campanhas onde não exista uma conversão definida. Esse erro básico pode custar caro e gerar frustração.
Então, lembre-se sempre desse passo fundamental e mantenha o desenvolvedor do site sempre alerta para inserção dos scripts de conversão.
E agora? Devo realizar minhas campanhas por conta própria?
O grande esforço das plataformas é facilitar o entendimento e acesso para os anunciantes, permitindo o uso das ferramentas, sem necessariamente depender de uma agência ou profissional. Para isso, disponibilizam grande quantidade de conteúdo formativo, a exemplo de cursos online, vídeos tutoriais, comunidade de usuários com perguntas e resposta sobre as mais diversas questões. No entanto é necessário um investimento de tempo e atenção às constantes novidades e atualizações.
O tempo necessário para aprendizado e operacionalização é uma barreira para você? Se sim, uma grande tentação pode ser delegar a tarefa para um colaborador da área de marketing ou redes sociais... Não caia na tentação! Lembre-se de que o seu investimento precisa de cuidado e dedicação para render os melhores resultados.
Nossa dica? Torne-se um especialista ou contrate um...
E então, o que a Agente pode fazer por você?
Entendendo as plataformas e todo potencial que elas oferecem o nosso modelo de trabalho passa por buscar a solução ideal para alcançar seus objetivos, construindo uma estratégia com a participação de quem mais entende do seu negócio: Você!
Além do planejamento, execução, acompanhamento e otimização da sua campanha nossa equipe realiza todo o trabalho de redação, design, programação e análise de dados envolvidos.
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