Ter um site próprio se tornou uma necessidade dentro do mercado. Apresentar os produtos e serviços ao consumidor; além da imagem da empresa, que seja convincente para ganhar novos clientes. Um site bem planejado e desenvolvido se torna uma ferramenta poderosa de vendas, capaz de gerar negócios 24 horas por dia. Imagina só: 45% da população brasileira tem acesso à internet. São 102 milhões de pessoas, de acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). E considerando que 69% desses usuários acessam a internet pelo celular, os sites precisam ser responsivos – isto é, adaptados a plataformas móveis. E aí é que está o problema. Apesar de muitas empresas á terem presença digital por meio de sites organizados e repletos de informação, muitos deles tem uma navegação muito ruim quando são acessados com smartphones – seja o carregamento mais lento e de difícil visualização.
Isso quando os sites possuem algum conteúdo!
Por isso, é importante ter um site da sua empresa, mas ele precisa ser diferenciado, atender as expectativas dos visitantes e gerar retorno sobre o investimento.
Passo a passo da criação de um site
1. Caso você não tenha um site, planejamento:
Antes de colocar a mão na massa, é importante você ter em mente quais são as necessidades e objetivos da sua empresa. A partir desta base, será definido o escopo do projeto e apresentadas as melhores soluções baseadas na experiência de mercado.
Por exemplo, nem todas as empresas vão vender produto no site. Muitas delas vendem apenas serviço – a exemplo de um curso de línguas ou uma hamburgueria. E neste caso, o site funciona como uma espécie de primeiro contato entre o negócio e o potencial cliente. Não se esqueça de que “a primeira impressão é a que fica”, e com um site responsivo, conteúdo relevante e as palavras-chaves corretas para uma busca do Google bem sucedida, os visitantes tem chance de se tornarem novos clientes.
2. Se você já tem um site, análise de dados:
Caso você tenha um site e deseja atualizá-lo, uma alternativa é criar um site renovado após fazer uma análise do comportamento dos seus visitantes. Você pode verificar o quais são os principais fluxos de navegação, páginas mais acessadas, conteúdos que precisam ser melhorados e quais são os perfis de usuários que visitam o seu site.
Assim, você ganha um projeto mais qualificado, que chama a atenção, gera interesse no seu cliente e entrega o conteúdo que ele precisa.
Mas isso não significa que caso a sua empresa não tenha ainda um site, o produto final será despersonalizado. Pelo contrário! É possível entender os perfis e necessidades de seus clientes para não errar no projeto, a partir de diversas ferramentas e técnicas para conhecer melhor quem compra o seu produto ou usa o seu serviço.
3. Design moderno:
Lá em cima, falamos que a primeira impressão é a que fica. Pois é, a primeira coisa que o cliente vê assim que entra num site é o design. As cores, layouts, padrões, que fazem do seu negócio um espaço diferenciado e com uma identidade única. É mais que o encantamento do cliente: um design moderno ajuda bastante para um fluxo de navegação fácil, ágil e coerente com a proposta da empresa.
4. Site responsivo:
Você sabia que em alguns segmentos, os smartphones são responsáveis por mais de 80% dos acessos? Pois é, não dá pra negar que um site responsivo, ajustado automaticamente à resolução de qualquer dispositivo, mantendo a identidade visual e adequando conteúdos como fotos, vídeos e textos, é essencial para dar ao cliente uma experiência única e satisfatória no seu site. Além disso, a Google passa a priorizar no ranking de buscas quem tem site responsivo. Você não quer perder potenciais clientes por isso, certo?
E com a variedade de acesso à internet, o seu site deve ser adaptado para diversos dispositivos – além dos smartphones, ainda tem os tablets, desktop e até mesmo as smart TVs.
5. Foco no conteúdo:
O site tem uma linda identidade visual, os produtos que você vende tem apelo, mas as fotos tem baixa qualidade? A apresentação da sua empresa no “Quem Somos?” é genérica e sem informações interessantes? O blog está desatualizado? Esses pontos são erros que podem significar o fracasso de um projeto. Produzir conteúdo é extremamente importante para o site de sua empresa – a apresentação de um produto ou serviço com um texto atraente e belas imagens ajuda na conquista e fidelização dos clientes; um site de conteúdo atualizado fica melhor ranqueado nas buscas do Google, especialmente se ele aparecer como resposta para alguma dúvida do cliente.
Durante a criação do seu site, é importante identificar o melhor tipo de conteúdo que esteja relacionado aos objetivos da sua empresa, e ter um suporte de produção de conteúdo para estar sempre a postos na hora de realizar alguma atualização.
6. Alcançando a primeira posição no Google:
O SEO (Search Engine Optmization ou otimização para ferramentas de busca) é uma série de técnicas que, quando adotadas em um site, colaboram para alcançar as primeiras posições orgânicas (não pagas) nos resultados da busca do Google e de outros buscadores, gerando tráfego e autoridade para o site.
Algumas dessas técnicas que ajudam bastante a melhorar o ranqueamento do seu site são um conteúdo atualizado e um site responsivo. Lembrando que esse conteúdo deve ter informações sobre o seu produto ou serviço (as palavras-chave) que sejam fáceis de serem encontradas no momento em que seu cliente quiser saber sobre você na internet.
7. Onde criar e atualizar o site?
Para inserir os conteúdos e fazer as atualizações necessárias, você precisa contar com um gerenciador de conteúdo. Ou seja, tendo um computador e acesso à internet, qualquer intervenção será possível. E o melhor é que você não precisa de conhecimentos técnicos para gerenciar o site. Basta um treinamento inicial, apresentando a plataforma, para você realizar as mudanças necessárias para atualizar o site.
E depois de pronto, o que fazer?
Depois de todo o esforço e investimento, garanta que seu projeto vai trazer o retorno desejado. Sabe o que é o melhor? Nós da Agente fazemos todo esse passo a passo e ainda cuidamos do seu site! Desde o planejamento, passando pelo layout e a criação de conteúdo, ainda temos serviços adicionais como a Manutenção de Conteúdo, Hospedagem e Campanhas Patrocinadas, para que o cliente ideal acesse cada vez mais o seu site. É possível ainda integrar o site com a nossa ferramenta de CRM, o Safari365, que ao identificar o usuário através de login social, pode mensurar as atividades no site e em outras plataformas e efetuar ações de relacionamento sob medida.
Entre em contato hoje mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre como criar um site perfeito para o seu negócio!