Nesse ano de 2018, acontecerão vários eventos sociais importantes que podem ajudar sua equipe de marketing a atrair e engajar seus clientes e gerar mais vendas!
Quando sua marca conversa com o tema do momento na sociedade, ela conversa também com seus consumidores. Assim, é mais fácil engajar e se manter na memória do seu cliente através de uma boa ação de marketing.
Seja por promoções ou por ações de branding, trabalhar esses temas é sempre uma oportunidade para gerar leads! Fique atento para os temas e se planeje com antecedência.
Mas, atenção! Antes de planejar qualquer ação, fique atento nas dicas para um bom posicionamento. Afinal, se é para sua marca ter grande visibilidade, que seja positiva!
1. Eleições 2018
Todo o cenário político do nosso país está sendo preparado para o mês de outubro, quando acontecerão como eleições! Com certeza, esse assunto será publicado em todos os jornais e na sociedade em geral. Mas, também será alvo de observações muito divergentes e discussões muito intensas.
É uma das palavras mais importantes para se comunicar com o uso do bom humor e se manter neutras. É bom lembrar que, ainda sim, é preciso manter-se atento e ter em mente uma possibilidade de engajamento é grande, mas a crise de imagem também.
2. Temas sociais: cases de sucesso ou crise de imagem?
Como já foi dito, temas voltados para as discussões reais da sociedade dentro das comunicações das empresas ajudam muito o engajamento e podem se tornar cases de marketing! Cada vez mais, os temas relacionados às questões sociais são tendências, grandes candidatos a serem assuntos do momento. Mas, cuidado! Assim como as eleições, os temas sociais podem gerar um case de sucesso ou uma crise.
Apesar de ser tendência, são assuntos sensíveis a sociedade como um todo. Então, se você optar por utilizar desses temas nas suas campanhas: muito benchmarking, muita cautela e, por precaução, um manual de gerenciamento de crise em mãos!
3. Copa do Mundo 2018: bola na área não altera o placar
Futebol é uma das paixões nacionais e não temos dúvidas disso! A Copa FIFA 2018 que acontece na Rússia vai ser um tema e tanto para trabalhar seu branding, oferecer promoções especiais e aproximar seus clientes da sua marca – e a atrair novos, claro!
Claro que todo mundo está ligado nisso, as marcas também. Todas as marcas (inclusive seu concorrente!) estarão falando disso nas redes sociais, nos pontos de vendas e em todos os canais de comunicação. Então, soluções diferenciadas vão fazer um gol de ouro na sua empresa!
Fique atento e se diferencie!
4. Em terra de entretenimento, quem fala de séries é rei!
As séries, em especial as da Netflix, são assuntos que geram bastante engajamento principalmente em lançamentos. São tópicos muito fortes principalmente na geração dos millenials que tendem a compartilhar esse conteúdo 1.24 vezes mais do que outro conteúdo!
Esse assunto não se restringe as empresas que trabalham com os millenials, a depender da sua marca, esse conteúdo pode gerar engajamento e bastante visibilidade para futuros clientes!
Então, 2018 é um ano propício para engajar seus clientes e trabalhar seu branding! Cheio de tendências e assuntos importantes que traz muitas possibilidades de ações de marketing, mas sempre com atenção e cautela!