não perca dinheiro

Se você não tem uma ferramenta de referência de marketing, você está perdendo dinheiro. Essa é uma primeira coisa que você precisa sabre. O marketing de vista ou marketing de recomendação, como também é chamado, é uma forma de conquistar novos clientes, fidelizar os negócios e reduzir os seus custos em uma só ação.

Afinal, é o que tudo empresa quer. Continue lendo que vamos ver como funciona essa estratégia - além de te dizer por que você está perdendo dinheiro.

92% dos que vivem ao redor do mundo afirmam que a confiança em uma indicação de um amigo, mais do que qualquer outra propaganda. Ou seja, todas as pessoas estão mais propensas a comprar o seu produto quando receberem uma indicação de um evento já adquirido.

O que é o marketing de indicação?

A estratégia consiste em incentivar clientes ou ex-clientes a promoverem o produto da sua empresa, é uma renovação do “marketing boca a boca”. É possível transformar um cliente em promotor da sua marca e fazer com que ele indique amigos para comprar com você. Em geral, esse incentivo é feito por vouchers para quem indicou e para o indicado. Se o seu cliente traz um amigo para sua marca, ambos ganham um benefício.

Alguém já usa a estratégia?

Se você está lendo este texto e nunca tinha ouvido falar nela, aqui vai à resposta: Sim! Na prática, você pode até conhecê-la, mas não com este nome. Um dos casos mais famosos é o Uber, que utiliza a estratégia por meio dos códigos de descontos compartilhados pelos clientes. O Airbnb, também faz uso da seguinte forma: o cliente pode convidar um amigo e/ou familiar por e-mail ou compartilhando o código de indicação no Facebook ou Twitter. Depois envia R$ 100,00 em créditos ao indicado, pode receber R$ 50,00 quando ele viajar e R$ 240,00 quando ele se hospedar. Desta forma, tanto a empresa quanto os novos e antigos clientes se beneficiam.

Quais os seus benefícios?

Existem diversos motivos para implantar essa ação de marketing: diminui o Custo por Aquisição de Cliente (CAC), fideliza os atuais e é uma campanha segmentada.

 

  • Diminui o Custo por Aquisição de Cliente: o CAC consiste na soma do quanto é gasto com todos os esforços de venda para conquistar um único cliente, dividido pela quantidade de clientes conquistados. No nosso caso, parte do seu custo, os prêmios só são gastos à medida que vão sendo conquistados os novos clientes, logo, proporcional ao sucesso da campanha.

 

  • Fideliza seus clientes atuais: se seu cliente está ciente que terá algum tipo de benefício se indicar alguém para comprar na sua marca, ele está mais propenso a voltar para resgatar seu benefício e, então, comprar de novo! Além disso, o convívio com o amigo atraído pode tornar o consumo do serviço mais agradável, como nos casos das Academias e Escolas.

 

  • Segmentação: o amigo indicado por seu cliente não só está mais propenso a comprar por conta da confiança, mas também por ser, muito provavelmente, seu público-alvo! Pense assim: você está em um curso de inglês e sabe que, se indicar um amigo, ganhará uma mensalidade grátis e ele, a isenção na matrícula. Então, quem você indicaria: seu amigo que já tem conhecimento suficiente em inglês ou seu amigo que ainda não sabe inglês mas quer aprender? Claro que a segunda opção! Porque ele está mais propenso a se matricular e você precisa disso para resgatar seu benefício. Assim, você, como aluno, está levando exatamente o público-alvo do seu curso de inglês. E o seu curso de inglês não perde tempo nem recurso atingindo pessoas que não têm perfil. 

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Mas então o referral marketing só vale para academias e cursos?

Não! Essa estratégia casa bem com a maioria dos negócios onde o consumidor está bem identificado, inclusive em comércio eletrônico, consórcios, área de estética, etc.

 

Então, sua empresa está pronta para usar o marketing de indicação?

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