Prepare-se Black Friday

Black Friday 2019 no Brasil:

Expectativas

A data de descontos foi criada nos Estados Unidos e passou a ser adotada por diversos países pelo mundo. No Brasil, o evento, que começou em 2010, tem seu foco em vendas apenas na internet. Por isso que esta temporada de Black Friday é tida como o principal evento do ano no e-commerce, impulsionando as vendas do comércio em geral.

Mas, atenção! Para surfar na onda desta data, é necessário planejamento para entregar ao público o que ele deseja. Buscando auxiliar os empreendedores e mostrar o potencial desta data, o Google, em parceria com a Provokers, lançou um estudo com as tendências de mercado para a Black Friday 2019.
Será que a sua empresa está preparada para a Black Friday? Neste artigo, vamos apresentar as conclusões da pesquisa e indicar o caminho para sua empresa se beneficiar com essas informações. Confira!

Primeiramente, é necessário pensar tanto o Off-line quanto o On-line. 

De acordo com o levantamento, pela primeira vez desde que o evento chegou ao Brasil, a intenção de compra na internet e na loja física se encontram próximos. Na pesquisa, a intenção de compra somente pela internet caiu de 52% (2018) para 38% em 2019, enquanto que a parcela de compradores que pretende comprar apenas em lojas físicas passou de 41% para 37%. 

O principal motivo apontado é a compra multicanal. Neste tipo de compra, pressupõe-se que o consumidor utiliza mais de um meio para pesquisa, decisão e realização da compra. Esse tipo de compra deve representar 25% do total de compras deste ano. Em 2018, apenas 7% das compras foram feitas dessa forma.

Quanto a decisão de compra, a pesquisa aponta que apenas 27% dos consumidores decidem comprar na hora em que estão na loja. Em contrapartida, 74% deles chegam à loja com uma ideia do que procuram ou até mesmo com intenção de comprar em determinado lugar.

Pense Mobile!

Atualmente, os consumidores usam seus smartphones para procurar produtos, pesquisar preços, conversar com a marca, tirar dúvidas, além de pedir auxílio para amigos e opiniões do que comprar. Ou seja, é importante que a marca ou loja tenha presença online, mas também que o seu conteúdo seja adaptável ao formato Mobile.

O Brasil é um dos países que mais usa aplicativos de vendas, isto porque 57% dos e-shoppers brasileiros já realizaram compras por um aplicativo. A importância desse canal também é comprovada pela expectativa de downloads na semana que antecede a Black Friday. Em 2017, o número de downloads de aplicativo de lojas antes da Black Friday subiu 223%. No entanto, é importante não resumir toda a estratégia a necessidade de realização de download.

A pesquisa mostra ainda que 36% dos internautas pretendem usar esse canal durante a Black Friday. Em contraste com a baixa porcentagem de usuários que baixaram o aplicativo de sua loja favorita, que são apenas 28%. De maneira que é importante investir em navegabilidade mobile.

Não é somente um dia… 

O estudo também relata que, para o consumidor brasileiro, a Black Friday não é apenas um dia de promoção, mas sim um fim de semana, ou até mesmo um mês inteiro! O brasileiro não quer mais passar a madrugada acordado para garantir uma compra. 76% dos consumidores entendem que a data é mais que só a sexta-feira e que a atenção para aproveitar as promoções deve ser redobrada no mês de novembro.

Redes sociais é o segundo maior motivador de compras

A estratégia de vendas deve incluir ainda as redes sociais. Em 2018, segundo a Ebit, a Black Friday cresceu 23% em comparação ao ano anterior devido a entrada de novos consumidores explorando novas marcas no mercado digital. O principal contato e descobertas dessas novas marcas aconteceu pelas redes sociais, o que explica o sucesso entre os consumidores. 

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Essas são as previsões do Google e da Ebit. Agora, é avaliar qual delas afetam o seu negócio e a melhor forma de se preparar para data!

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